Refluxo Gastroesofágico e Hérnia do Hiato
O que é?
A DRGE é causada pelo refluxo ácido frequente e sintomático provocado pelo enfraquecimento ou relaxamento anormal do esfíncter esofágico inferior (região muscular localizada no final do esôfago), fazendo com que o ácido estomacal volte em direção ao esôfago. O ácido em contato com a mucosa do esôfago causa sintomas devido a inflamação local – esofagite.
Outra causa comum é a hérnia de hiato, que consiste em uma alteração anatômica na qual parte do estômago transpassa o hiato diafragmático, se posicionando na cavidade torácica. Esse tipo de alteração favorece o refluxo.
Perguntas Frequentes
Ficou com alguma dúvida?
É possível ter refluxo e não sentir azia?
Sim. A azia é o principal e mais comum sintoma de doença do refluxo, porém não é o único. Muitas pessoas inclusive são assintomáticas.
Comer alimentos ácidos piora o refluxo?
Não necessariamente. A maioria dos alimentos ácidos, na verdade, são menos ácidos do que o próprio estômago. O que piora o refluxo sabidamente é o consumo de alimentos ultraprocessados, bebidas com gás, bebidas alcoólicas, cafeína e excesso de gordura.
Emagrecer melhora o refluxo?
Sim! O excesso de peso é um dos fatores mais importantes de piora dos sintomas de refluxo. E emagrecer, por sua vez, é uma das medidas mais efetivas no controle da doença. Há, Inclusive, indicação de cirurgia bariátrica nos pacientes portadores de refluxo e obesidade simultaneamente.
Me formei em medicina em 2013 pela faculdade de medicina de Souza Marques – RJ. Após os 6 anos de faculdade fiz duas residências médicas; cirurgia geral e videocirurgia, no Hospital Orêncio de Freitas e Hospital Federal da Lagoa.
Continuei me aprimorando ao trabalhar nos grandes centros de trauma do Rio de Janeiro e fazendo uma nova especilização em Endoscopia Digestiva
Após as especializações permaneci mais 6 anos como preceptor dos médicos residentes de cirurgia geral e dos alunos de graduação em medicina. Período no qual aprendi uma das coisas que mais gosto de fazer até hoje – orientar os mais jovens na arte e ciência da cirurgia. Durante esse período também, aprimorei as técnicas de cirurgia laparoscópica gastrointestinal que permitem tratamento de doenças complexas de forma minimamente invasiva.