cirurgia de hérnia inguinal por videolaparoscopia é a forma efetiva de remoção da hérnia que surge na virilha. A condição, que é mais comum em homens, deve ser tratada tão logo é diagnosticada, evitando assim complicação do caso.

A técnica de cirurgia de hérnia inguinal por videolaparoscopia é considerada minimamente invasiva, sendo que o tempo de recuperação do paciente é menor e o afastamento das atividades laborais também. Veja a seguir informações acerca do tratamento cirúrgico da hérnia inguinal por videolaparoscopia.

Como é a cirurgia laparoscópica para remoção da hérnia na virilha?

No caso da cirurgia de hérnia inguinal por videolaparoscopia é indicado que o paciente seja submetido a uma anestesia geral. É necessário total relaxamento da musculatura abdominal para que o cirurgião possa manusear os instrumentos cirúrgicos.

Três cânulas são inseridas próximo ao conteúdo herniário através de incisões de 0,5cm ou 1cm no abdome. Em uma dessas cânulas estará acoplada uma câmera. Com ela, o cirurgião terá acesso à cavidade que originou a hérnia e, com o auxílio das demais cânulas, fará com que o conteúdo que extravasou volte ao local original.

É usada uma tela de polipropileno para reforçar a musculatura que apresentou afrouxamento e resultou na protusão, ou seja, na hérnia na região da virilha. O tempo de cirurgia é de, no máximo, duas horas. Como mencionado, o protocolo cirúrgico é tido como minimamente invasivo e os pacientes ficam internados por um dia.

Quando é indicada a cirurgia de hérnia inguinal por videolaparoscopia?

A cirurgia de hérnia inguinal por videolaparoscopia é apenas uma das metodologias cirúrgicas possíveis à remoção da hérnia. Ela passou a ser amplamente difundida no país a partir da década de 1990, quando a técnica chegou ao Brasil.

A indicação da cirurgia de hérnia inguinal por videolaparoscopia dependerá do quadro clínico do paciente e da proporção/tamanho do abaulamento. Somado a isso, leva-se em consideração a destreza por parte do cirurgião que fará o procedimento, sendo que ele pode vir a optar pela videolaparoscopia como cirurgia de remoção da hérnia inguinal.

Outra condição a ser analisada antes da escolha de metodologia cirúrgica para retirada da hérnia na região da virilha é se ela não se estendeu até os testículos, sendo denominada a condição de hérnia inguinoescrotal.

Benefícios da cirurgia por videolaparoscopia

Vários estudos têm demonstrado a eficácia da cirurgia laparoscópica na recidiva da hérnia, além de baixa taxa de complicações. Outros benefícios da cirurgia de hérnia inguinal por videolaparoscopia são:

  • Pós-operatório menos dolorido e com menor necessidade de uso de medicamentos;
  • Risco de infecção diminuído, pois, os cortes são pequenos;
  • Internação de, no máximo, 48 horas;
  • Retorno rápido às atividades normais/laborais;
  • Resultado estético satisfatório ao paciente, ou seja, cicatriz mínima.

Cuidados após a videolaparoscopia de remoção da hérnia inguinal

Em casa, é indicado que o paciente evite fazer qualquer esforço ou carregar peso. Tais situações podem colaborar para a recidiva da hérnia na virilha. A alimentação precisa ser rica em fibras para evitar quadros de prisão de ventre.

Passado o período de repouso após a cirurgia é vida normal ao paciente.

Facebook
Twitter
LinkedIn
CONTATO
Fale Conosco
Fale Conosco

Rua João Planichek, 1990 – sala 508,

Jaraguá Esquerdo – Jaraguá do Sul / SC

 

Hospital Santo Antonio
R. João Butschardt, 5 – Centro, Guaramirim – SC

 

WhatsApp: (47) 99981-8541
pstohler@gmail.com
Responsável Técnico: Dr. Paulo Stohler • CRM-SC: 32696 RQE: 24802 RQE: 24820
CONTATO
Fale Conosco
Fale Conosco

Rua João Planichek, 1990 – sala 508
Edifício Blue Chip
Jaraguá Esquerdo – Jaraguá do Sul / SC

Hospital Santo Antonio
R. João Butschardt, 5 – Centro, Guaramirim – SC

Telefone: (47) 3275-6499
WhatsApp
: (47) 99981-8541

pstohler@gmail.com

logo.levmed
Responsável Técnico: Dr. Paulo Stohler • CRM-SC: 32696 RQE: 24802 RQE: 24820