Mito. O que entope os divertículos, causando a diverticulite, são pequenas bolinhas de fezes chamadas fecalitos e não as sementes da dieta. Elas inclusive são importantes como fontes de fibra para manter o intestino funcionando adequadamente.
Não! A maior parte das crises de diverticulite (inflamação dos divertículos) é de tratamento clínico (domiciliar ou hospitalar) com antibióticos e dieta adequada.
Não! A doença diverticular é sempre uma condição benigna. Crises repetidas de inflamação (diverticulite) podem danificar o intestino, porém não tem relação com o aparecimento de câncer.
Me formei em medicina em 2013 pela faculdade de medicina de Souza Marques – RJ. Após os 6 anos de faculdade fiz duas residências médicas; cirurgia geral e videocirurgia, no Hospital Orêncio de Freitas e Hospital Federal da Lagoa.
Continuei me aprimorando ao trabalhar nos grandes centros de trauma do Rio de Janeiro e fazendo uma nova especilização em Endoscopia Digestiva
Após as especializações permaneci mais 6 anos como preceptor dos médicos residentes de cirurgia geral e dos alunos de graduação em medicina. Período no qual aprendi uma das coisas que mais gosto de fazer até hoje – orientar os mais jovens na arte e ciência da cirurgia. Durante esse período também, aprimorei as técnicas de cirurgia laparoscópica gastrointestinal que permitem tratamento de doenças complexas de forma minimamente invasiva.
Rua João Planichek, 1990 – sala 508
Edifício Blue Chip
Jaraguá Esquerdo – Jaraguá do Sul / SC
Hospital Santo Antonio
R. João Butschardt, 5 – Centro, Guaramirim – SC
Telefone: (47) 3275-6499
WhatsApp: (47) 99981-8541