Cirurgia de Vesícula Biliar
O que é?
A cirurgia de remoção da vesícula biliar, também conhecida como colecistectomia, é um procedimento muito comum, utilizado quando a vesícula biliar, órgão responsável por armazenar a bile, um fluido produzido pelo fígado que ajuda a quebrar alimentos gordurosos, passa a não funcionar efetivamente. O procedimento cirúrgico pode ser efetuado de duas formas: convencional (cirurgia aberta) e laparoscópica (cirurgia por vídeo).
Indicações
Contraindicações
Precauções
Perguntas Frequentes
Ficou com alguma dúvida?
É verdade que após operar a vesícula não poderei mais comer gordura?
Mito! Na verdade, após a cirurgia não há dificuldade maior do que já havia para a digestão de gorduras, inclusive, após a operação não há mais risco de cólica biliar ao ingerir alimentos mais gordurosos.
Operar a vesícula causa diarreia?
Sim! 30% das pessoas podem ter uma alteração do hábito intestinal que se torna mais “solto” após a cirurgia. Todavia, os sintomas melhoram em até 6 meses espontaneamente.
Se tiver uma crise a cirurgia deverá ser feita por via aberta (com corte?)
Não! Atualmente a via laparoscópica (vídeo) é sempre preferida mesmo em situações de urgência por ser menos invasiva e propiciar uma recuperação mais rápida. Raramente encontramos a necessidade de converter a cirurgia para técnica convencional.
Me formei em medicina em 2013 pela faculdade de medicina de Souza Marques – RJ. Após os 6 anos de faculdade fiz duas residências médicas; cirurgia geral e videocirurgia, no Hospital Orêncio de Freitas e Hospital Federal da Lagoa.
Continuei me aprimorando ao trabalhar nos grandes centros de trauma do Rio de Janeiro e fazendo uma nova especilização em Endoscopia Digestiva
Após as especializações permaneci mais 6 anos como preceptor dos médicos residentes de cirurgia geral e dos alunos de graduação em medicina. Período no qual aprendi uma das coisas que mais gosto de fazer até hoje – orientar os mais jovens na arte e ciência da cirurgia. Durante esse período também, aprimorei as técnicas de cirurgia laparoscópica gastrointestinal que permitem tratamento de doenças complexas de forma minimamente invasiva.